A Escola Mudou. Que mude a formação de Professores!




Livro A Escola Mudou. Que Mude a Formação de Professores!


Ilma Passos de Alencastro Veiga (org.)
Campinas, SP. Ed. Papirus, 2010

- Resumo -


É importante a litura deste livro organizado pela autora Ilma Passos, pois ele aborda a formação de educadores e da educação básica, educação esta que sabemos que precisa  muito de diversas transformações.

O livro trata de qual o espaço do aluno e do educador no âmbito da educação, e da importância de entendermos mais sobre a vida escolar do educando e até mesmo da interação da Escola x Sociedade.

A Escola Mudou. Que Mude a formação de Professores! Nos mostra o que realmente falta para que nossas teorias venham a se transformar em pratica. Os textos do livro apresenta atitudes de mudança e de resistência às adversidades impostas ao êxito do processo educativo de discentes e docentes da formação de professores. Para qual contexto social está voltada a formação de professores? Para qual escola básica ela está voltada?

Somos seres inacabados, por isso,  enquanto vivemos aprendemos e ensinamos a todo tempo, só que as vezes não nos damos conta deste aprendizado acontecendo no decorrer de nossas vidas. Estamos sempre dispostos a buscar mais, a conhecer mais, estamos sempre a procura de algo. A inquietude, a insatisfação nos leva sempre em busca de algo mais.

As mudanças que sucederam no planeta, em todas as sociedades, afetaram e continuam afetando inúmeros subsistemas sociais havemos de convir que esta nem sempre consiga acompanhar as mudanças ao compasso das transformações que acontecem em nossa sociedade.

As mudanças econômicas, políticas e sociais que têm ocorrido no cenário nacional fazem parte do contexto que justifica, em tese, essa pedagogia proposta e as reformas educacionais a ela inerentes, refletindo, consequentemente, na organização dos projetos pedagógicos de formação de professores.

Nesse novo contexto, a educação funcionaria como uma bússola, uma ferramenta privilegiada para nortear a transmissão do saber em geral ( informações, conteúdos, experiências), do saber-fazer evolutivo, base das competências futuras, aquelas que permitiriam ao sujeito adaptar-se à nova civilização cognitiva que aceleradamente se instala entre nós.

Ilma Passos
A autora propõe uma formação que toma como eixo o trabalho de produção que vive do conhecimento anteriormente elaborado a respeito dos alunos e que permite produzir para os alunos. Ela entende a formação continuada como sendo o conjunto de ações desenvolvidas no espaço e no tempo da escola em momentos coletivos de trabalho docente, visando à transformação da prática em práxis, por meio da reflexão crítica de situações/experiências e da atuação consciente do professor na comunidade em que atua. Em suas análises, destaca que a formação continuada na escola em questão não proporcionou aos educadores o aprofundamento teórico-prático que os possibilitaria construir avanços qualitativos em sua prática pedagógica. Como aspecto positivo, considera que houve organização do trabalho pedagógico da escola por parte do coletivo de professores, o que fomentou a reflexão das práticas pedagógicas.

A leitura da presente obra revelou-se enriquecedora e prazerosa. Os textos amparam-se em referências teóricas muito consideradas atualmente, como Sacristán, Vázquez, Tardif, Nóvoa, Morin, Bernstein, entre outros. A leitura das análises das experiências e processos originais das práticas formativas de educadores das escolas públicas favorece a identificação com quem atua na área do ensino básico e contribui significamente para a área, ao apresentar alternativas para a construção do trabalho coletivo e da formação continuada nas escolas.

Discutir a educação básica no atual cenário educacional nos conduz necessariamente à reflexão sobre a formação dos profissionais que nela atuam. Esse processo é caracterizado pelo inacabado, por isso essa formação requer tanto uma continuidade, ou seja, uma formação continuada é fundamental para o desenvolvimento do processo, uma procura permanente. Por isso não só a formação docente é importante, mas também o dar continuidade a esta formação desenvolvendo outros conhecimentos e novas habilidades.

O profissional deve ser capaz de criticar o seu trabalho e observar a necessidade de se tornar a cada dia pesquisador, que não rejeite mudanças e nem muito menos seja acomodado com o conhecimento que já possui. As práticas pedagógicas e seus diversos tipos também são fundamentais no processo de sua formação.

A cada dia, novas exigências sociais são impostas à educação e ao trabalho dos professores. As exigências estão cada dia maiores para aprovação de um profissional, assim também cresce a necessidade de uma formação diversificada e de qualidade, isso se este profissional quiser garantir seu trabalho para sua própria sobrevivência.

Neste contexto, observamos a importância da atuação de todos os setores de observação em uma instituição de ensino observando e orientando para a qualificação de seus profissionais e bom andamento da escola. Dentre esses setores, um de suma importância é o de coordenação, isto por que este não deve se preocupar em apenas coordenar, ele deve se sentir participante do aprendizado. Ele deve se sentir bem e fazer questão de ver o bom desempenho dos aprendentes. Avaliar a qualidade do educador e investir nesta capacitação e formação é uma de suas responsabilidades que vai refletir no resultado positivo de ambos: educando e educador.

"Os professores são produto de um processo de formação e são portadores de conhecimento. A formação continuada deve estar centrada no projeto pedagógico da escola e sua importância é a de propiciar ao professor a atualização e a ampliação dos conhecimentos necessários ao ato de ensinar. E, mais ainda, construir com o professor uma visão de totalidade, ou seja, conhecer na essência, determinando e organizando o conhecimento mais relevante e significativo para a aprendizagem do aluno", ( Ilma Passos, 2011)

Vemos então que formação é busca. Como entendemos sobre o inacabado, estas buscas irão favorecer o processo, ajudando tanto o educando quanto o educador e para que isso aconteça necessário se faz que o educador seja reflexivo ao ponto de perceber a necessidade de que o aprender é uma constância e nunca se estabiliza. Refletir e entender a prática ainda são caminhos interessantes para que a formação continue. Essa reflexão será transformada em busca e quando você busca você se qualifica para o mercado e para uma atuação de qualidade.

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