Livro A
Escola Mudou. Que Mude a Formação de Professores!
Ilma Passos de Alencastro Veiga
(org.)
Campinas, SP. Ed. Papirus, 2010
- Resumo -
É importante a
litura deste livro organizado pela autora Ilma Passos, pois ele aborda a formação de educadores e da educação
básica, educação esta que sabemos que precisa muito de diversas transformações.
O livro
trata de qual o espaço do aluno e do educador no âmbito da educação, e da
importância de entendermos mais sobre a vida escolar do educando e até mesmo da
interação da Escola x Sociedade.
A Escola Mudou. Que Mude a formação de
Professores! Nos mostra o que realmente falta para que nossas
teorias venham a se transformar em pratica. Os textos do livro apresenta
atitudes de mudança e de resistência às adversidades impostas ao êxito do
processo educativo de discentes e docentes da formação de professores. Para
qual contexto social está voltada a formação de professores? Para qual escola
básica ela está voltada?
Somos
seres inacabados, por isso, enquanto
vivemos aprendemos e ensinamos a todo tempo, só que as vezes não nos damos
conta deste aprendizado acontecendo no decorrer de nossas vidas. Estamos sempre
dispostos a buscar mais, a conhecer mais, estamos sempre a procura de algo. A
inquietude, a insatisfação nos leva sempre em busca de algo mais.
As
mudanças que sucederam no planeta, em todas as sociedades, afetaram e continuam
afetando inúmeros subsistemas sociais havemos de convir que esta nem sempre
consiga acompanhar as mudanças ao compasso das transformações que acontecem em
nossa sociedade.
As
mudanças econômicas, políticas e sociais que têm ocorrido no cenário nacional
fazem parte do contexto que justifica, em tese, essa pedagogia proposta e as
reformas educacionais a ela inerentes, refletindo, consequentemente, na
organização dos projetos pedagógicos de formação de professores.
Nesse novo
contexto, a educação funcionaria como uma bússola, uma ferramenta privilegiada
para nortear a transmissão do saber em geral ( informações, conteúdos,
experiências), do saber-fazer evolutivo, base das competências futuras, aquelas
que permitiriam ao sujeito adaptar-se à nova civilização cognitiva que aceleradamente
se instala entre nós.
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| Ilma Passos |
A leitura da presente obra revelou-se enriquecedora
e prazerosa. Os textos amparam-se em referências teóricas muito consideradas
atualmente, como Sacristán, Vázquez, Tardif, Nóvoa, Morin, Bernstein, entre
outros. A leitura das análises das experiências e processos originais das
práticas formativas de educadores das escolas públicas favorece a identificação
com quem atua na área do ensino básico e contribui significamente para a área,
ao apresentar alternativas para a construção do trabalho coletivo e da formação
continuada nas escolas.
Discutir a educação básica no atual cenário
educacional nos conduz necessariamente à reflexão sobre a formação dos
profissionais que nela atuam. Esse processo é caracterizado pelo inacabado, por
isso essa formação requer tanto uma continuidade, ou seja, uma formação
continuada é fundamental para o desenvolvimento do processo, uma procura
permanente. Por isso não só a formação docente é importante, mas também o dar
continuidade a esta formação desenvolvendo outros conhecimentos e novas
habilidades.
O profissional deve ser capaz de criticar o seu
trabalho e observar a necessidade de se tornar a cada dia pesquisador, que não
rejeite mudanças e nem muito menos seja acomodado com o conhecimento que já
possui. As práticas pedagógicas e seus diversos tipos também são fundamentais
no processo de sua formação.
A cada dia, novas exigências sociais são impostas à
educação e ao trabalho dos professores. As exigências estão cada dia maiores
para aprovação de um profissional, assim também cresce a necessidade de uma
formação diversificada e de qualidade, isso se este profissional quiser
garantir seu trabalho para sua própria sobrevivência.
Neste contexto, observamos a importância da atuação
de todos os setores de observação em uma instituição de ensino observando e
orientando para a qualificação de seus profissionais e bom andamento da escola.
Dentre esses setores, um de suma importância é o de coordenação, isto por que
este não deve se preocupar em apenas coordenar, ele deve se sentir participante
do aprendizado. Ele deve se sentir bem e fazer questão de ver o bom desempenho
dos aprendentes. Avaliar a qualidade do educador e investir nesta capacitação e
formação é uma de suas responsabilidades que vai refletir no resultado positivo
de ambos: educando e educador.
"Os
professores são produto de um processo de formação e são portadores de
conhecimento. A formação continuada deve estar centrada no projeto pedagógico
da escola e sua importância é a de propiciar ao professor a atualização e a
ampliação dos conhecimentos necessários ao ato de ensinar. E, mais ainda,
construir com o professor uma visão de totalidade, ou seja, conhecer na
essência, determinando e organizando o conhecimento mais relevante e
significativo para a aprendizagem do aluno", ( Ilma Passos, 2011)
Vemos então que formação é busca. Como entendemos
sobre o inacabado, estas buscas irão favorecer o processo, ajudando tanto o
educando quanto o educador e para que isso aconteça necessário se faz que o
educador seja reflexivo ao ponto de perceber a necessidade de que o aprender é
uma constância e nunca se estabiliza. Refletir e entender a prática ainda são
caminhos interessantes para que a formação continue. Essa reflexão será
transformada em busca e quando você busca você se qualifica para o mercado e
para uma atuação de qualidade.


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